Considerada uma das principais iguarias da culinária nordestina brasileira, a tapioca se transformou em um alimento querido e versátil em todo o território nacional. Tanto pela facilidade de preparo, quanto pelos benefícios que essa comida oferece. Afinal, é uma ótima opção para quem busca praticidade de preparo, além de não conter glúten e ser rica em energia.

 

O que é a tapioca?

A tapioca é um alimento produzido a partir da fécula da mandioca, também conhecida no Brasil como aipim ou macaxeira. Esse tubérculo é da família Euphorbiaceae, nativo da América do Sul, que é processado para, então, tornar-se farinha de tapioca.

Essa farinha, também chamada de “goma para tapioca” ou polvilho doce, tem suas origens na alimentação dos indígenas da região amazônica, que a utilizavam para preparar o beiju e, posteriormente, a própria tapioca, que se tornou um prato simples que pode ser recheado ou preparado de diversas outras formas.

 

Quais são os principais benefícios da tapioca?

  • A tapioca tem fácil digestão: feita da fécula da mandioca, a tapioca é uma fonte rápida de energia devido à sua fácil digestão. Ideal para consumo no pré-treino ou em momentos que requerem uma energia rápida. Pode ser preparada de maneira simples, aquecendo a farinha ou goma em uma frigideira.
  • Livre de glúten: por ser naturalmente livre de glúten, a tapioca é uma excelente alternativa para pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten, como na doença celíaca. Isso a torna uma opção versátil para quem não pode ingerir alimentos com essa proteína.
  • O recheio vai definir o teor nutricional da tapioca: a tapioca pode ser recheada com diversos ingredientes, doces ou salgados, o que define seu valor nutricional. Embora a tapioca em si seja pobre em proteínas, lipídios e fibras, ela contém cálcio e magnésio. Para uma refeição mais equilibrada, é recomendável adicionar recheios nutritivos, como vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis.
  • Pode substituir outras fontes de carboidrato: a tapioca pode substituir alimentos como pão, arroz e macarrão, oferecendo uma alternativa para diversificar a dieta. No entanto, é importante notar que, apesar de sua similaridade em calorias com o pão, a tapioca tem um teor de carboidrato mais elevado, o que pode ser um fator a considerar na hora de substituir o pão por tapioca.

 

Mas, se você quer uma ideia diferente de preparo da tapioca, confira essa receita da Romanha de Tapioca com Recheio de Cogumelos. É super fácil de fazer e você ainda vai arrasar ao apresentar essa forma diferente de preparo desse tradicional alimento brasileiro!