A compostagem é uma prática inteligente de cuidar do nosso planeta e do meio ambiente. É por meio dela que é feita a reciclagem de resíduos orgânicos, processo no qual o lixo é transformado em adubo. Durante este processo, ocorre a coleta e destinação correta dos resíduos para locais adequados, reduzindo significativamente a poluição do solo, do ar e da água, além de reduzir a emissão de gases poluentes. 

A Composta + desempenha um papel fundamental neste cenário. Trata-se de uma instituição que fica responsável por destinar os resíduos orgânicos coletados de forma correta, ajudando a reduzir impactos ambientais e cooperando para práticas mais sustentáveis das empresas. Localizada em Curitiba/PR, a empresa já conta com mais de 9.223 toneladas de resíduos compostados, um verdadeiro exemplo a ser seguido no quesito sustentabilidade. Confira mais dados sobre este projeto aqui.

 

Compostagem na fábrica da Romanha 

Conscientes da importância de tomar medidas mais sustentáveis em nossos processos, implantamos o projeto de compostagem dos resíduos orgânicos de nossa fábrica, em parceria com a Composta +. A iniciativa contou com o apoio do nosso time de Qualidade, que recebeu diversos treinamentos sobre a forma correta de separação dos resíduos.

Dos impactos gerados em nossa fábrica, obtivemos resultados significativos deste projeto. Foram 5.82 toneladas de resíduos orgânicos compostados, 624 unidades de sacos plásticos não utilizados e 9,24 toneladas de CO2 equivalente não emitidas para a atmosfera. 

 

Como ocorre o processo de compostagem?

Para a coleta de materiais recicláveis e orgânicos no chão de fábrica, um de nossos colaboradores recebeu treinamento para executar tal tarefa. Já no refeitório, os materiais orgânicos são colocados nas bombonas, e os recicláveis são depositados nas lixeiras seletivas. Todos os resíduos coletados são separados e coletados para a empresa Circular, que destina os materiais recicláveis, e à Composta +, que coleta os materiais orgânicos para transformá-los em adubo. Os materiais coletados são destinados para um local já preparado para recebê-los. 

A equipe de Facilities é a responsável por todo o processo de coleta e armazenamento dos resíduos, com a ajuda e acompanhamento da equipe de qualidade. É feito um importante trabalho de educação e conscientização por parte dos líderes para os demais colaboradores, ressaltando sobre a importância da compostagem e como cada um pode contribuir para tal ação.

Além disso, há orientações de destinação dos resíduos que se encontram em locais estratégicos da fábrica, como por exemplo, a lixeira da cozinha, que contém todas as descrições importantes da composta e orientações para o descarte.

Todo o processo é controlado e monitorado através do sistema SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos), ferramenta responsável pela coleta de dados e emissão do MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos). 

 

Nosso compromisso com o meio ambiente 

A prática da compostagem tem gerado diversos benefícios, como a conscientização sobre a destinação correta de resíduos e a economia de sacos plásticos não utilizados, por exemplo. Além disso, a prática contribui para questões ambientais, através da redução de contaminação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. 

Nossa empresa e todos os colaboradores estão comprometidos em aprender cada vez mais sobre práticas mais sustentáveis de produção, para assim preservarmos nosso planeta para as futuras gerações.