Vinho e massa é uma combinação perfeita para qualquer época do ano. Porém, em dezembro as experiências gastronômicas ganham mais encanto diante das luzes e do espírito natalino. Presente em diversos momentos da vida, o vinho é uma bebida que causa sentimentos e sensações, que agradam, além do paladar, os olhos e a mente de quem aprecia este admirável mundo dos vinhos e suas harmonizações.

A bebida é tão adorada que pesquisas mostram que o consumo de vinho no Brasil vem crescendo a cada ano, um dado que se acentua principalmente em dezembro, um mês repleto de festas de fim de ano e comemorações natalinas. Sendo assim, para além de apreciar um bom vinho, harmonizá-lo com comidas específicas, principalmente massas, pode tornar o momento ainda mais especial.

Trata-se de uma forma de acentuar sabores e proporcionar mais requinte para as celebrações, encontros ou reuniões que marcam o final de um ano e o começo de outro. Por isso, listamos algumas opções de harmonização de massas com diferentes tipos de vinhos e espumantes que podem fazer grande diferença em sua ceia.

 

Vinhos tintos

Considerando que os molhos das massas são fatores essenciais a serem analisados na hora de harmonizar com um vinho, os pratos que levam tomates e carnes vermelhas podem combinar muito bem com os tintos concentrados com aroma frutado. Eles podem ser servidos durante a refeição principal, almoço ou jantar.

Diante da acidez do tomate presente no molho e da gordura que a carne apresenta, um vinho tinto vai limpar o paladar e acentuar os sabores. Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot são ótimas opções.

 

Vinhos brancos

Este tipo de bebida combina perfeitamente com um clima mais quente, como é o nosso dezembro brasileiro. Para ficar ainda melhor, é possível harmonizar um vinho branco Chardonnay ou Sauvignon Blanc com pratos de massa que levam molhos brancos, à base de queijo, ou que contenham frutos do mar ou carne branca. 

Uma massa à carbonara, por exemplo, se harmonizada com vinho branco, vai ter os sabores e texturas de todos os ingredientes, principalmente o bacon e a gema do ovo, bem equilibrados. Assim como os tintos, os brancos também podem ser servidos com o prato principal, inclusive se estiver calor no dia.

 

Espumantes

De maneira geral, espumantes podem harmonizar com uma grande variedade de pratos e serem servidos em diferentes momentos, seja para recepcionar os convidados ou durante a refeição. Desde aperitivos e porções até pratos mais elaborados, com massas e carnes, um espumante pode fazer a combinação ideal. Apesar de o gosto pessoal influenciar muito a escolha do tipo de espumante para harmonizar com a massa, há algumas sugestões que podemos seguir.

Como exemplo, podemos citar os espumantes Brut para acompanhar massas com carnes vermelhas e molhos de tomate. Para massas cujo recheio é à base de queijo, o espumante que vai melhor harmonizar é o seco. Já para as massas com pimenta ou toque agridoce, um moscatel pode ser a escolha certa.

 

Requinte à mesa

Diante dessa encantadora complexidade do mundo de harmonizações de massa e vinhos, é possível perceber que tal combinação enriquece momentos. Tão importante quanto escolher bons rótulos é optar por massas de qualidade, para que a ceia natalina seja realmente uma grande experiência gastronômica. É por esta e outras razões que a Romanha tem as melhores massas e garante que a harmonização seja perfeita.