O momento de cozimento do macarrão não é nada complicado. E com certeza você já passou pela experiência de fazer um macarrão como uma das opções de comidas mais práticas. Mas será que você fez tudo certinho no processo?
Confira o passo a passo para o cozimento correto da sua massa de macarrão Romanha!
1. Acrescente muita água!
O ideal para o cozimento do macarrão é a cada 100 gramas de massa, tenha 1 litro de água. Por que? A massa precisa de muita água para ter espaço para crescer, para não grudar uma na outra. Além do macarrão soltar uma quantidade considerável de amido na água, e isso pode influenciar no cozimento da água. Por isso, utilizar bastante água é necessário.
2. A temperatura correta
A água para o cozimento deve estar fervendo a ponto de borbulhar. Quando as bolinhas de ar começarem a subir na água, é o ponto correto para colocar a massa na água. A água precisa estar nesse ponto para não haver problema dela parar de ferver no meio do caminho.
Com relação a tampa na panela, pode deixar ela em cima com uma fresta para o vapor passar.
3. Não quebre o macarrão
Quebrar o macarrão não o fará cozinhar mais rápido, por isso o ideal é sempre deixar o macarrão inteiro para colocá-lo na panela. Dessa forma, no momento de servir e de comer ele não ficará caindo nem será difícil de pegar ele do prato.
4. Salgada como a água do mar
Já diziam os italianos “salgada como a água do mar”. Para o cozimento do macarrão, acrescente uma média de 1 ou 2 colheres de sopa de sal, para 500 ml de água. Acrescente o sal sempre após a água levantar fervura. Não precisa ficar muito salgada, apenas o necessário para o macarrão pegar o sabor.
5. Óleo na água?
Típico de ser utilizado na casa da vó, mas o óleo na massa de macarrão na verdade não é indicado. A única exceção é para massas frescas, que é o caso das massas Romanha, e ou massas recheadas.
Para o cozimento de massas comuns, o óleo na água só serve para pesar a massa e impedir que o molho tenha aderência ao macarrão. Então óleo nas massas frescas da Romanha pode, sim!
6. E o tempo de cozimento?
O tempo de cozimento ideal é o indicado na embalagem da massa. Se o indicado for 10 minutos, deixe 10 minutos e experimente para verificar se é necessário deixar mais tempo na água ou não.
Caso o seu objetivo seja deixar a massa mais ao dente, é necessário provar ao longo do cozimento. Mas o ideal é sempre deixar o tempo descrito nas informações da massa.
7. Sirva a massa bem!
Para servir a massa do macarrão, misture um pouco do molho com a água de cozimento. O amido deixado na água fará com que o molho crie uma emulsão com a massa mais efetiva. Ou seja, vai dar liga na massa com o molho!
Lembre-se também de deixar o molho pronto antes da massa, e não desligue o fogo da água para deixar o macarrão lá dentro. Se você fizer isso ele continuará cozinhando e perderá o ponto da massa.
8. Para guardar a massa
Se você for guardar a massa, o ideal é que você escorra bem a água e deixe resfriar a massa antes de guardá-la.
Ref: http://semmedida.com/blog/15-regras-basicas-para-cozinhar-corretamente-o-macarrao/