Por muitos anos, a Itália se manteve como o país mais saudável do mundo, segundo o Bloomberg Healthiest Country Index, que classifica 169 economias de acordo com fatores que contribuem para a saúde geral da população. Embora atualmente não esteja mais em primeiro lugar, a Itália continua no ranking, garantindo a segunda colocação entre os países mais saudáveis do mundo.
De acordo com o estudo, uma criança nascida na Itália tem, atualmente, uma expectativa de vida de aproximadamente 80 anos. A pesquisa avaliou os países com base em fatores como expectativa de vida, causas comuns de morte e riscos à saúde, como pressão alta, tabagismo, desnutrição e acesso a água potável.
Cuidados médicos e uma dieta saudável
De acordo com a Bloomberg, o “excesso de médicos” no país também é uma das causas para a longevidade. Além disso, a própria gastronomia italiana estimula uma vida saudável por meio de uma alimentação equilibrada.
Ou seja, a Itália é um exemplo de que é possível manter a massa no cardápio e ainda assim se manter saudável. Afinal, a culinária italiana equilibra os carboidratos com alimentos ricos em nutrientes, demonstrando que podemos desfrutar de uma dieta saborosa e saudável ao mesmo tempo.
Além disso, a gastronomia prioriza acompanhamentos saudáveis das massas, como legumes frescos, azeite de oliva, peixes e ervas, bem como o uso de ingredientes nutritivos na preparação de molhos e pratos.
A famosa dieta mediterrânea, predominante no país, é amplamente reconhecida como a mais saudável de todas, contribuindo significativamente para a boa saúde dos italianos. Inclusive, é a dieta mediterrânea que também garante o primeiro lugar neste ranking à Espanha.
A massa na mesa dos brasileiros
Não é novidade que o brasileiro é apaixonado por massas! Mas, você sabia que o prato está presente em 99,5% dos lares no país? É o que diz uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos (Abimapi). Ainda segundo o estudo, entre as preferidas estão as massas frescas e com ovos – que são duas de nossas especialidades!
A Itália é o exemplo perfeito, portanto, de que uma dieta equilibrada pode incluir massas sem comprometer a saúde. Tudo na vida deve ter um equilíbrio e em uma dieta não precisa ser diferente. Por isso, cuide da sua saúde e desfrute das massas Romanha, que, além de deliciosas e nutritivas, são feitas com amor em cada pedacinho!