Um dos pratos mais apreciados ao redor do mundo e muito popular no Brasil, a pizza é prato milenar, com origem que remonta a antiguidade. Saiba mais sobre a origem do prato.

 

Onde surgiu a pizza?  

A história da pizza iniciou-se há aproximadamente 6 mil anos, e ao contrário do que muitos pensam, sua origem não é italiana. Os primeiros registros apontam que a massa já era consumida pelos antigos egípcios.

Os egípcios, que descobriram o processo de fermentação e desenvolveram a técnica de panificação, faziam discos de massa achatada e o prato fazia parte de suas comemorações de aniversário.

De lá para cá, diversas culturas incorporaram a massa em sua alimentação, adicionando novos ingredientes em sua cobertura. Durante o período das Cruzadas, já no século XI, a pizza finalmente chegou à Itália, mais especificamente a Nápoles.

 

E a pizza como conhecemos hoje? 

A pizza que conhecemos hoje é resultado do que veio depois que a massa chegou à Itália: com o passar dos séculos, recebeu novos ingredientes, como a adição do queijo e do tomate, além de uma massa mais bem elaborada e com trigo de melhor qualidade.

Mas a pizza redonda e bem recheada que conhecemos hoje se popularizou apenas após a Segunda Guerra Mundial, e graças aos Estados Unidos, acabou se alcançando o status de um ícone da cultura pop, aparecendo em diversas mídias, como cinema, televisão e quadrinhos.

No Brasil, o histórico da pizza começou um pouco antes: a massa se tornou conhecida com o fluxo de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no século XIX e desde então, foi ganhando ingredientes disponíveis em nossa culinária.

E se você também é fã de pizza e gosta de se aventurar na cozinha, que tal conhecer a linha de massas para pizzas da Romanha? São diversas opções, que vão da versão mini até a tamanho família para você rechear e saborear!