A lasanha é um dos pratos que não pode faltar nos fins de semana de muitas famílias brasileiras. A especialidade que combina fitas largas e finas de massa fresca, com bastante molho e recheio é garantia de uma refeição saborosa. A seguir, conheça a origem da lasanha.

 

Qual a origem da lasanha? 

Bastante popular no Brasil e no mundo, a lasanha, como você deve imaginar, tem a sua origem na Itália. Ou talvez não, segundo uma divergência histórica entre a Itália e outro país que reivindica a sua criação: a Inglaterra. Se você está se perguntando que história é essa, nós contamos a seguir.

Conta-se que a lasanha surgiu na Idade Média, na região de Nápoles, mas em um formato diferente do qual conhecemos hoje. Na época, as finas tiras de massa eram preparadas na água al dente e continham recheio de queijo e legumes. O formato feito no forno (lasagna al forno), como preparamos atualmente, teria surgido depois disso, na região da Emilia-Romagna.

No entanto, ainda que tenha essa forte ligação com a Itália, os ingleses vieram muito anos depois, mais especificamente no começo do século XXI, reivindicar a criação dessa iguaria. O fato exposto pelos britânicos é que no país já existia um prato chamado loseyns, que inclusive estava no livro de receitas (de 1390) usado pelos cozinheiros do Rei Ricardo II, algumas décadas antes.

Mas, segundo pesquisadores, esse prato não tinha vários dos ingredientes que uma lasanha mesmo tem, como molho de tomate, queijo, carne e massa fresca. Era montado em camadas, porém com um cereal também não identificado.

Por isso, acredita-se que a lasanha, como conhecemos hoje, é mesmo um prato italianíssimo! Ecco!

 

Mas os primórdios da lasanha, são de fato italianos?

Como mencionamos, a lasanha conforme conhecemos hoje, com seus ingredientes e montagem, são de fato italianos. Mas a inspiração para produzi-la pode ser muito mais antiga que isso.

Conta-se que na Antiguidade, existia o “bolo grego” conhecido como laganon, e que a receita se assemelha muito à lasanhaEm Roma, essa especialidade ficou conhecida como lagamum ou lagana no plural.

Outro fato curioso é sobre Marco Polo, historiadores contam que o explorador chamou de lasagne um prato chinês, que era também montado em camadas de massa e produzido com base de farinha de fruta-do-conde. Para os estudiosos, o fato do explorador colocar esse nome no prato chinês, significava que ele estava acostumado com esse tipo de conceito de comida.

 

A lasanha no Brasil

Quem trouxe ao Brasil a receita da lasanha foram os italianos, durante a forte imigração no século XIX. E, assim como a lasanha sofreu várias modificações em sua receita na própria Itália, no Brasil não podia ser diferente e, aos poucos, os brasileiros foram incorporando suas próprias ideias ao prato e criando novas receitas.

A verdade é que, independentemente do sabor, das tradicionais às mais criativas, a lasanha é sempre uma boa opção para as refeições.

E então, ficou com vontade de preparar uma deliciosa lasanha? Experimente fazê-la com a massa fresca de lasanha da Romanha. E bom apetite!