Qual a origem do macarrão?
Com uma bela macarronada no prato é difícil não associar esse alimento à Itália, afinal, o país é o maior entusiasta e consumidor de massas do mundo. Mas, ainda que seja essa a primeira conexão que façamos, não foram os italianos, por exemplo, os responsáveis pela invenção do macarrão e nem o mercador e viajante, Marco Polo, por ter levado essa iguaria para esse povo (como algumas teorias afirmam).
A origem do macarrão, na verdade, é incerta, isso porque ninguém sabe quem criou a primeira forma desse alimento, já que há registros sobre a possibilidade da sua existência em diversas civilizações e em datas diferentes.
Por exemplo, acredita-se que possa ter sido os babilônicos ou os assírios, em torno de 2500 a.C., que tinham um alimento cozido à base de cereais e água, mas como não existem muito mais informações não é possível bater o martelo que esse seria a origem do nosso famoso macarrão. Efetivamente, é possível que cada receita possa ter sido aprimorada ao longo do tempo até chegar à forma como a conhecemos hoje.
Existem relatos sobre o macarrão na China durante a Dinastia Han, que aconteceu entre 206 a.C e 220 d.C., ou seja, ele já seria conhecido pelos chineses há mais de dois mil anos. No entanto, na forma cozida, a primeira referência acontece no Talmude de Jerusalém, livro que apresenta notas rabínicas e leis judaicas do século V a.C. Consta nessa coleção que os hebreus comiam uma espécie de massa chata em cerimônias religiosas.
E voltando à teoria que Marco Polo, depois de uma das suas excursões à China, é quem teria levado à Itália o macarrão, o que se sabe a respeito disso é que o mercador retornou à Veneza no ano de 1295 e, muito antes disso, mais precisamente em 1154, esse alimento já teria sido descrito pelo geógrafo árabe Idrisi, como sendo uma especialidade comum na Sicília.
E, assim, chegamos próximo a uma das versões mais aceitas pelos historiadores, a que foram os árabes que levaram a massa para a Sicília, no século IX, no período em que conquistaram a ilha.
Mas com todo esse desalinhamento a respeito da origem do macarrão, de onde teria vindo então esse nome? Ainda que a origem dessa especialidade não seja propriamente italiana, o nome sim, pode-se considerar oriundo do “país da bota”. Registros de um inventário de um genovês, em 1279, menciona um certo “macaronis”, que é uma palavra derivada do verbo “maccari”, que em um antigo dialeto da Sicília significa “achatar”.
O macarrão no Brasil
A história do macarrão no Brasil começa com o desembarque de imigrantes italianos a partir de 1870. Inclusive, essa foi uma das principais razões e estímulo para que se iniciasse o cultivo do trigo nas terras brasileiras, além da construção de moinhos e das primeiras fábricas de massa. Afinal, essa já era uma das especialidades dos italianos. A massas são hoje uma das paixões dos brasileiros. Para se ter uma ideia o país é o terceiro que mais consome massa no mundo, só ficando atrás dos EUA e, logicamente, da Itália.
Depois de tanta história despertou o desejo de comer um delicioso macarrão? Não deixe de experimentar as massas Romanha, produzidas com alto padrão de qualidade. Clique aqui para conhecer os nossos produtos.
© Copyright 2023 Romanha. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Domatech