03.08.22 | Curiosidades

O que é sêmola?

Provavelmente você já se deparou nas prateleiras do supermercado com uma “massa de sêmola” e ficou na dúvida sem saber exatamente o que era ou qual a principal diferença com as demais. A sêmola ou semolina é a farinha de trigo parcialmente moída e purificada e, além de ser perfeita para a produção de algumas massas, como o macarrão, ela ainda oferece diversos benefícios para a saúde.

A sua principal característica e o que a diferencia das demais, é que ela é mais dura e tem uma textura mais granulada e grossa. Uma forma mais simples para entender a diferença com os outros tipos de farinha é lembrando como se dá a moagem de cada uma delas. 

Do trigo pode ser extraída a farinha integral, que é rica em fibras, devido à moagem de grão inteiros; a farinha branca, a qual estamos mais habituados, mas que, no entanto, possui poucos nutrientes, já que muito é perdido durante o refinamento; e a farinha de sêmola, que é o resultado da moagem de grãos limpos e degerminados do trigo. 

Outra característica importante, é que a sêmola é derivada de uma espécie de trigo diferente, o Triticum Durum, que é importado e mais duro. Além disso, é uma farinha extremamente rica em glúten, por isso, é muito utilizada pelos italianos para a produção de massas, já que confere ao produto mais resistência. A espécie de trigo cultivada no Brasil, por exemplo, é a Triticum Aestivum, menos dura e mais comumente usada para a produção de farinhas leves, ideal para bolos, pães e biscoitos. 

A sêmola ainda pode oferecer diversos benefícios à saúde

Por ser uma farinha com uma moagem menos refinada, a sêmola segura em si diversos mineiras e vitaminas que são extremamente benéficos para a saúde. Ela pode ser um ótimo reforço para o sistema imunológico, pois tem alto teor de vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1) e riboflavina (B2). Com isso, também é um ótimo antioxidante natural. 

Outra característica é que ela também pode evitar doenças cardiovasculares. É rica em proteína, por isso estimula o ganho e massa magra, promovendo o crescimento e reparação dos músculos. Também apresenta uma boa quantidade de selênio, o mineral que equilibra o HDL e o LDL, e de magnésio. É uma farinha rica, ainda, em potássio, fósforo, ferro e zinco. Ou seja, é um alimento que apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

E você, tem consumido sêmola por aí? A Romanha tem uma linha de macarrão de sêmola. Conheça e se apaixone por essa especialidade.  

 

Categorias

Curiosidades

Dicas

Institucional

Receitas

Todas

Nos envie sua receita com Romanha

E nós vamos publicá-la aqui no nosso site para que mais e mais pessoas possam prová-la também! Tá esperando o quê?

Envie sua receita

Siga-nos!

Leia Também

Ver todos os posts
03.08.22 |  Curiosidades

O que é sêmola?

26.07.22 |  Curiosidades

Qual a origem do pastel?

24.06.22 |  Receitas

Hora do cafezinho: 3 receitas de pastel doce para complementar o seu cardápio