A produção de massas está presente no coração da família Kulpa desde 1950, quando, no Rio Grande do Sul, Adão Kulpa já preparava pastéis para vender nas lanchonetes da rodoviária de Porto Alegre.

Era ele quem recheava, fritava e vendia os pastéis. Os filhos o ajudavam e naturalmente passaram a entender sobre qualidade, textura, aroma e sabor.

Porto Alegre, àquela época, já era considerada o maior centro de produção industrial do estado gaúcho. Estar na rodoviária era estar em evidência e isso, aliado ao sabor e à qualidade dos pastéis, fez com que as produções do sr. Adão fossem um sucesso.

Apesar de todo o êxito que o sr. Kulpa teve com a venda de suas produções, a Romanha só veio a nascer, de fato, um pouco depois.

O pontapé inicial foi em Curitiba, em 1973, quando o filho do sr. Adão, Renato Kulpa, resolveu aceitar o convite de colegas para explorar o mercado alimentício da capital paranaense. Neste ano ele fundou a companhia Kulpa Indústria de Alimentos. 

Em 1990, a indústria se instalou na cidade de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e passou a se chamar Romanha Alimentos, sob a direção de César Kulpa, neto do sr. Adão. Os pastéis prontos deram lugar à produção da massa fresca e passou a ocorrer a ampliação do parque fabril, movimentando o desenvolvimento junto ao município e investindo na integração com a comunidade.

Desde então, a Romanha vivencia uma trajetória de evolução. Hoje, com seus 50 anos de história, a marca tem um portfólio com mais de 80 produtos, entre pastéis, massas frescas, massas tipo caseira, massas recheadas e diversas variedades.

A Romanha está presente nos lares de famílias do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Pará.