As massas são pratos muito apreciados, seja por sua versatilidade ou variedade. Muito práticas, exigem apenas alguns minutos de cozimento na água fervente e junto de um bom molho, estão prontas para serem servidas. Confira as nossas sugestões de melhores molhos para acompanhar massas.

 

Massas frescas: talharim e espaguete 

Para as massas frescas e longas como o espaguete ou talharim, o ideal são os molhos mais finos e delicados, com o objetivo de dar mais destaque à textura do macarrão. Para o espaguete, você pode optar por molhos que tenham como base azeite de oliva ou tomates. O molho pesto para esse tipo de massa também combina muito bem, já que ele envolve toda a massa por igual.

Outras combinações de molho que também harmonizam bem com o espaguete são à base de manteiga e frutos do mar, com ervas frescas picadas bem finas, também molhos com legumes cortados pequenos ou, caso queira incrementar, crispys de pancetta, também podem oferecer um sabor especial ao prato.

As massas da família tagliatelle, ou seja, o talharim, são aquelas que o corte é feito em tiras. Para essa categoria os melhores molhos são os mais espessos e cremosos. Uma dica de ouro para saber combinar os molhos é saber que quanto mais larga a massa, mais encorpado deve ser o molho. Molhos cremosos como o bechamel ou quatro queijos.

 

Massas frescas recheadas

As massas que sempre geram mais dúvidas são as recheadas, afinal, que molho é o ideal para harmonizar com o conteúdo do recheio? Lembrando que os formatos mais populares das recheadas são o ravióli e o capeleti.

Nesse caso, a regra é que quanto mais complexo for o recheio, mais leve deve ser o molho que acompanha. Além disso, molhos leves como a base de azeite, tomate, manjericão ou manteiga com ervas, acabam sendo curingas. No entanto, caso o recheio seja mais sutil, vale apostar molhos mais intensos podem combinar muito bem.

 

Massas pré-cozidas: canelone e rondele

Para facilitar, nessa categoria, é importante lembrar da mesma regra das massas frescas: o molho deve harmonizar com o recheio, ou seja, quanto mais elaborado o recheio, mais neutro deve ser o molho. Por isso, aqui cabem diversos tipos de molho, como o bolonhesa, à base de tomate, bechamel, quatro queijos, funghi, mignon com gorgonzola. Tudo irá depender do recheio da sua massa de forno.

Nhoque

Se você quer escapar do óbvio molho a bolonhesa, pode arriscar uma versão mais brasileira, com molho de ragu de linguiça Blumenau. Por sorte, o nhoque é uma massa muito versátil e você pode apostar em molhos mais cremosos também, como quatro queijos.

Massas secas

As massas secas são muito práticas e por possuírem maior durabilidade, são muito consumidas no Brasil. Possuem muitos tipos e formatos diferentes, portanto, podem receber diversos tipos de molho. Os espaguetes e talharins podem ser servidos com molhos mais líquidos e encorpados, mas menos cremosos. Já os macarrões em formato penne e parafuso, podem receber molhos mais cremosos, à base de queijo por exemplo.

A Romanha tem variedade de massas que agradam a todos os gostos da família.