A história da cidade de Pinhais, no Paraná, desde sempre esteve intimamente entrelaçada à dos municípios vizinhos, sobretudo em função das relações comerciais. Inclusive, foi dessa forma que começou a trajetória da cidade.
No final do século XIX e início do século XX, a região que hoje compreende Pinhais, começou a se desenvolver com a inauguração da Ferrovia Paranaguá-Curitiba, em 1885. Um pouco depois, em 1893, foi inaugurada a Estação de Pinhais, que surgiu para facilitar o acesso e escoamento de erva-mate e madeira da produção de São José dos Pinhais. E, logo em seguida, em 1910, aconteceu a implementação de uma indústria cerâmica na região.
O estabelecimento de funcionários da ferrovia e da indústria deu origem a um pequeno povoado, ao qual se juntaram proprietários de terras que se dedicavam à agricultura e à criação de gado. Imigrantes europeus, especialmente italianos, fundaram, então, a Colônia Novo Tirol na região.
A partir da década de 1960, com a criação do distrito, começou a ser implantada a infraestrutura da cidade.
Mas, você pode estar se perguntando, se a história de Pinhais é tão antiga, porque está comemorando 32 anos? É porque, até 1992, a cidade Pinhais pertencia à Piraquara e se comemora, então, a cada ano o aniversário da sua emancipação.
A indústria e o comércio continuam dando frutos em Pinhais
O desenvolvimento da indústria e do comércio continuam a fazer parte do DNA de Pinhais. Atualmente, a cidade é reconhecida como uma das melhores cidades para se investir, sendo a 12ª economia do Estado do Paraná.
E não é à toa que a Romanha escolheu a cidade para se estabelecer, em 1973, e desde então, continua a se desenvolver em consonância com o crescimento e progresso da cidade. E, dessa forma, a história da Romanha tem ligação com a história de Pinhais, representando um legado de sucesso, cooperação e progresso mútuo.
A Romanha tem orgulho de fazer parte dessa trajetória, e é também com gratidão que celebramos os 32 anos da cidade que nos acolheu!
Parabéns, Pinhais!