A massa folhada é versátil, de textura leve e crocante, e pode ser utilizada na preparação de diversas receitas, tanto doces como salgadas.
Qual a origem da massa folhada?
Não se sabe ao certo, mas acredita-se que a origem da massa folhada esteja ligada aos antigos egípcios e gregos, grandes civilizações da Antiguidade, e que por sua importância histórica, acabaram por difundir seus costumes e cultura.
A massa folhada como conhecemos hoje teve origem na França, através de Claude Gellé, que procurando uma massa amanteigada, adicionou um pouco de manteiga em uma massa de pão e a levou ao forno. O resultado foi uma massa com várias camadas.
Como a massa folhada é feita?
A principal característica da massa folhada são suas finas camadas, crocantes e amanteigadas. Isso se deve ao seu processo de produção. A massa é obtida através de um passo a passo que inclui a dobra e o estiramento repetido, com a adição de manteiga entre essas camadas.
Esse processo divide as camadas, tornando-as mais finas, parecidas com lâminas, durante o cozimento. É nesse momento também que a água presente na manteiga evapora, criando a separação das camadas da massa, dando o efeito crocante tão característico.
Conheça algumas das receitas mais populares feitas com massa folhada
Croissant: um clássico da culinária francesa, seu principal ingrediente é a massa folhada, que é cortada e enrolada em formato de meia lua, sendo assada até dourar. Pode ou não levar recheios, que variam entre preparações doces e salgadas.
Mil-Folhas: essa sobremesa, também tipicamente francesa, consiste em uma preparação com várias camadas de massa folhada sobrepostas. Entre elas, é adicionado um recheio, geralmente creme de confeiteiro.
Strudel: de origem austríaca, essa sobremesa consiste em uma preparação feita com massa folhada e recheada com creme, frutas, nozes e entre outras combinações.
Quiches e tartes: as quiches e tartes (tortas) podem ser preparadas com o uso de massa folhada, que adicionam mais leveza e crocância à receita. Os recheios podem ser variados. No caso das quiches, vale apostar nos queijos e legumes como abobrinha, palmito e brócolis. As tartes, por sua vez, são normalmente tortas doces e as receitas mais tradicionais levam maçãs, amêndoas e cremes doces.
E se você gosta de massa folhada, que tal levar as da Romanha para as suas receitas?