A temporada de frio está chegando: é hora de preparar uma tradicional sopa de capeletti
Se você é daqueles que não dispensa uma sopa durante o inverno, o brodo (caldinho) com capeletti é aquela sugestão que vai te deixar com água na boca e o melhor: bem aquecido. E é isso mesmo que você quer neste momento, não é? Bastante tradicional no Sul do Brasil, a sopa de capeletti tem suas raízes na Itália. Assim como outros pratos tradicionais, a receita dessa sopa, juntamente com a esperança de uma vida melhor em nosso país, veio na bagagem dos imigrantes. E, ainda bem! Pois, hoje podemos nos deliciar com as diversas iguarias italianas!
A história da massa capeletti na Itália
O primeiro registro de massa recheada na Itália é do ravióli, que foi criado no século XIII, no norte do País. Com um formato simples (quadrado), essa espécie de pastelzinho era recheado com carne, queijo ou, algumas vezes, legumes. A especialidade fez sucesso e logo estava na mesa de todos os italianos, de todas as classes sociais. Porém, com a variedade de recheios, na hora de servir, acabava gerando confusão, sem que se soubesse qual era o recheio, pois o formato era igual para todos.
A forma de se resolver o problema foi: os raviólis de queijo continuariam quadrados e os de carne ganhariam um formato triangular. Anos mais tarde, um cozinheiro resolveu fazer graça e enrolou essas massinhas triangulares, puxando suas pontinhas de um lado para o outro e chegou em um formato de “chapeuzinho”. Eis que aí surge então o “capeletti”, que significa “pequeno chapéu”.
O “brodo” de capeletti
Indispensável em noites frias, a sopa de capeletti se trata de um caldinho (o chamado brodo), servido com massa recheada de carne ou galinha. Inclusive, a alma dessa sopa está no preparo do brodo e na utilização de uma boa massa de capeletti. Não há regra fixa para a preparação do caldo, porém, separamos para você uma receita simples e clássica.
Sopa de Capeletti com a massa Romanha
Ingredientes
– 500g de massa de capeletti Romanha
– 2 talos de salsão picado
– 1 cebola em fatias
– 1 ramo de salsinha
– 2 cebolinhas verdes
– 1 cenoura em rodelas
– 1 peito de frango em cubos
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Junte todos os ingredientes (menos o capeletti) em uma panela com água morna e deixe ferver por cerca de meia hora, até o caldo pegar o sabor dos ingredientes. Com o caldo pronto, retire os ingredientes sólidos – tome cuidado para separar os pedacinhos do frango em outro recipiente. No caldinho adicione a massa de capeletti Romanha e deixe cozinhar entre 10 a 15 minutos (verifique o cozimento). Enquanto o capeletti cozinha, se quiser, passe os cubinhos de frango em uma frigideira com azeite, para dourar e deixar um pouco mais crocante (a gosto). Volte o frango para a panela e sua sopa estará pronta. Sirva com queijo parmesão ralado e pão italiano.
Bom apetite!
© Copyright 2023 Romanha. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Domatech