Todos os setores da economia são afetados por mudanças sazonais, impulsionadas principalmente por inovações tecnológicas, mudanças no comportamento do consumidor e questões globais, como sustentabilidade e saúde. 

E o setor alimentício não é diferente. Todos os anos, novas tendências surgem, redefinindo as preferências de consumo, os processos de produção e as estratégias de mercado adotadas por empresas do ramo. 

Para o próximo ano, algumas tendências já identificadas no relatório “Food and Drink Trends 2025”, da Mintel, devem transformar o setor. Conheça as principais:

  • Saúde mental e alimentação

Os alimentos estão deixando de ser apenas fonte de energia e nutrição para se tornarem aliados no cuidado da saúde mental. Produtos que promovem equilíbrio emocional, reduzem estresse e melhoram o humor terão mais destaque, com marcas abordando abertamente os benefícios psicológicos de suas ofertas.

  • Resiliência na cadeia de suprimentos

Com desafios como mudanças climáticas e tensões geopolíticas afetando a cadeia global de alimentos, empresas buscarão diversificar fontes de ingredientes e adotar fornecedores locais de regiões menos exploradas. Essa estratégia não apenas melhora a resiliência das marcas, mas também oferece produtos com perfis de sabor únicos, conectando consumidores a histórias regionais autênticas.

  • Tecnologia humanizada na produção

A integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, se tornará mais comum, mas a transparência será essencial. As marcas precisarão demonstrar como essas inovações beneficiam o meio ambiente e os produtores, ganhando a confiança do consumidor ao humanizar o uso de ferramentas digitais e automações no setor.

  • Nutrição essencial

O foco em nutrientes básicos, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ganhará mais relevância. A busca por alimentos que promovam saúde e bem-estar, especialmente em apoio ao controle do açúcar no sangue e à saúde hormonal, incentivará as marcas a desenvolver produtos com baixo índice glicêmico e outras características funcionais.

Essas tendências não apenas refletem mudanças nas preferências dos consumidores, mas também destacam os desafios e oportunidades de inovação que moldarão o setor alimentício nos próximos anos.

Na Romanha temos tradição em massas de alta qualidade, e, por isso, estamos sempre atentos às mudanças e tendências do setor, aprimorando processos para entregarmos mais do que apenas alimentos: qualidade e cuidado em cada massa. Dessa forma, ao investir em matérias-primas locais e diversificar sua cadeia de suprimentos, reforçamos nosso seu compromisso com a sustentabilidade e cria conexões que refletem os valores de nossos consumidores.

Além disso, ao integrar tecnologias avançadas de forma transparente, não apenas otimizamos processos, mas humanizamos nossa produção, destacando os benefícios ambientais e sociais de suas práticas. 

Na Romanha, cada detalhe é pensado para oferecer mais do que alimentos: experiências que nutrem e emocionam. Acompanhe nossas novidades e saiba como estamos sempre inovando para você em nosso site.